Você está visualizando atualmente VALE A PENA INVESTIR EM ENERGIA SOLAR NO INVERNO?

VALE A PENA INVESTIR EM ENERGIA SOLAR NO INVERNO?

  • Categoria do post:Blog

É muito comum que as pessoas fiquem se perguntando: como faz para produzir energia solar no inverno?

Apesar de parecer uma questão complicada, é bem simples: os painéis solares se movem pela luz do Sol e não pelo seu calor.  

Por isso, o frio e o tempo nublado não são capazes de impedir a geração de energia solar.

Também é preciso explicar que existe uma grande diferença entre o sistema de energia solar fotovoltaica e o sistema solar térmico

O sistema solar térmico é aquele que gera energia a partir do calor do Sol para aquecer elementos como, a água e o gás.

Já o sistema solar fotovoltaico funciona a partir da captação dos raios solares por meio das placas solares.

A utilidade desse sistema vai muito além de apenas aquecer elementos térmicos e você pode utilizá-la em residências, empresas, propriedades rurais etc.

Vale destacar que os painéis solares funcionam muito bem no inverno, porque a maioria deles é feita de silício. Isso por que o silício trabalha melhor em ambientes gelados.

Entenda melhor o funcionamento das placas solares no inverno 

Uma placa solar fotovoltaica possui inúmeras células compostas por duas camadas de silício. 

A camada mais fina é carregada com elétrons negativos e, ao ser atingida pela radiação solar, transfere seus elétrons para a camada mais grossa. É assim que geramos energia solar

O frio pouco interfere na geração de energia solar. A incidência solar existe até mesmo no inverno e em dias nublados. E, assim como qualquer outro equipamento eletrônico, as placas solares conseguem funcionar bem no frio.

É muito errado pensar que há perda de geração de energia solar no inverno. O que pode acontecer, no entanto, é que, como os dias no inverno duram menos e a angulação do Sol é diferente nessa estação, a energia solar acaba sendo gerada em menor quantidade do que no verão.

Qual a maior vantagem de se investir em energia solar no inverno?

Durante o inverno, as concessionárias de energia costumam adicionar tarifas mais caras às nossas contas, o que consequentemente, nos leva a gastar mais. 

Além disso, em períodos de frio, utilizamos mais aparelhos eletrônicos que consomem muita energia. 

O chuveiro elétrico funcionando na temperatura mais quente, os aquecedores e secadores são os grandes vilões da nossa conta de energia. 

Como os dias de inverno são bem menores que os de verão, nós acendemos as luzes de nossas casas mais cedo e, além disso, mantemos ligadas por mais tempo. Esse fato também traz um aumento significativo no valor da nossa conta de energia.

Se você investir em energia solar no inverno, todo esse aumento no valor da sua conta de energia não irá te atingir. Afinal, você vai gerar 100% da sua energia e não dependerá das concessionárias. 

Vale lembrar que, as pessoas que têm um sistema de energia solar em casa, conseguem economizar em até 95% o valor da conta. 

Sendo assim, podemos dizer que a maior vantagem de se investir em energia solar no inverno é a economia que você terá. 

Energia solar no inverno: dimensionamento e instalação do sistema fotovoltaico

O dimensionamento, a instalação e a manutenção do sistema de energia solar são dois fatores muito importantes para garantir que a geração de energia solar no inverno seja eficiente.

Para dimensionar um sistema fotovoltaico, no entanto, é preciso analisar onde vai instalá-lo e quais equipamentos vai usar para gerar energia para aquele lugar. 

Dessa forma, é muito importante que você conte com a ajuda de profissionais capacitados para calcular a potência, a quantidade de painéis solares e a área mínima necessária para fazer a instalação do sistema. 

Uma instalação e um dimensionamento bem feitos garantirão que não haja perda de captação dos raios solares e, assim, a energia solar será gerada normalmente. 

Para o sistema continuar funcionando normalmente em qualquer estação do ano, é importante que ele passe por constantes manutenções. 

Se você seguir à risca todos os procedimentos que citamos acima e contratar profissionais qualificados para instalar um sistema de energia solar na sua casa, com certeza, os benefícios serão inúmeros.

Para ser contemplado com os benefícios da energia solar, entre em contato com a Energy Brasil. Nós contamos com um time especializado que vai te ajudar a economizar na sua conta de energia. Para falar conosco basta clicar aqui!

Deixe um comentário